sexta-feira, 20 de abril de 2012

DIASPORANDO . de Helena Passos


Com o objectivo de participar no projecto A TERRA MEXE pensei desenvolver uma instalação temporária em representação da nova diáspora portuguesa. O sem número de portugueses que escolhe o estrangeiro como destino de trabalho e residência. E os lugares por onde se disseminam. 
Procurei reunir, unicamente através de uma rede de amigos e conhecidos (amigo do amigo, conhecido do amigo…), um conjunto de fotos que nos trouxessem diferentes pedaços de mundo, das suas cores cheiros sabores, através dos olhares de jovens portugueses que estão ou estiveram emigrados nos últimos anos. Cada foto é da autoria, material ou moral , do próprio emigrado e representa, de forma geral, o lugar onde vive e/ou trabalha ou viveu e/ou trabalhou. O tema não era importante e ficou ao critério de cada um, “Tema? Qualquer coisa que seja, para ti, significativa do lugar onde estás. “. 
E assim surge: DIASPORANDO. Uma teia de testemunhos da emigração contemporânea, mais fugaz, saltitante e intermitente que noutros tempos. Conjugada no gerúndio, expressando uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra.

















































































































(mais fotos AQUI)

Nenhum comentário: